MINICURSO 1 Produção de recursos didáticos pedagógicos e de Tecnologia Assistiva para auxiliar na inclusão educacional DATA: 27/09/2022 (terça-feira - das 9h30 às 12h30) CARGA HORÁRIA: 3h EMENTA: Tecnologia Assistiva, recursos didáticos pedagógicos adaptados, métodos tradicionais de prototipagem, produção de recursos didáticos através de fabricação digital, desenho digital e impressão 3D, atividade prática de desenho e impressão 3D. PROPONENTES: Camila Barros de Miranda Moram (UFRJ/UFScar-Sorocaba) Plínio César Marins (UFSCar-Sorocaba) Prof. Dr. Miguel Angel Aires Borrás (UFSCar-Sorocaba) Prof. Dr.Cleyton Fernandes Ferrarini (UFSCar-Sorocaba)
MINICURSO 2 O uso do Team Based Learning como mediadora de outras estratégias ativas de ensino aprendizagem. DATA: 27/09/2022 (terça-feira - das 14:30h às 17:30h) CARGA HORÁRIA: 3h EMENTA: Nesta formação, além do resgate de conceitos importantes sobre as metodologias ativas de aprendizagem, os (as) participantes terão a oportunidade de vivenciar uma das estratégias ativas de aprendizagem: o Team Based Learning (TBL), através da dupla conceitualização, e compreender como tal estratégia pode ser uma mediadora de outros recursos e práticas de ensino. Pretendendo aperfeiçoar e qualificar ainda mais o (a) professor (a) para que ele (a) se sinta seguro (a) e preparado (a) para a construção de aulas (e Itinerários Formativos) que proporcionem a aprendizagem significativa aos alunos e que contribuam com a autoeficácia docente. Proponente: Profª Dra. Nathalie Lousan
MINICURSO 3 - Educação Especial nas trilhas da resistência e da criação DATA: 27/09/2022 (terça-feira - das 14:30h às 16:30h) CARGA HORÁRIA: 2h. EMENTA:Educação Especial e os condicionantes sociais, econômicos, políticos e culturais do contexto histórico brasileiro. Arte como atividade humana mediadora nos processos de desenvolvimento humano e transformação social. Possibilidades de criação artística como forma de resistência e criação no campo da Educação Especial. PROPONENTES: Profª. Drª. Débora Dainez - UFSCar Flávia Negretti Bezerra Lucas de Carvalho Oliveira Lúcia de Camargo Justo Lynda Innes Gomes Oliveira Mariana Aparecida dos Santos Tainara dos Santos Oliveira
MINICURSO 4 - Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas e formação em rede. DATA: 27/09/2022 (terça-feira - das 14:30h às 17:30h) e 28/09 (quarta-feira - das 9h30 às 12h30 CARGA HORÁRIA: 6h EMENTA: Uma proposta de pesquisa-formação-ação de ensino participativo voltada para a elaboração, publicação e circulação de histórias nos processos de documentação narrativa de experiências pedagógicas. O curso visa promover uma outra visão pedagógica da escola, dos professores e do currículo por meio da narrativa pedagógica, da memória escolar e do currículo em ação. Visa um resgate de documentos escolares, documentação narrativa e crítica pedagógica. Os critérios e cuidados metodológicos da documentação narrativa buscam: gerar condições político-institucionais; criar condições para a produção de histórias pedagógicas; documentar o “não documentado” da experiência escolar; promover relações horizontais, estimular a participação, formar grupos de professores narradores; garantir a produção intelectual e publicar as histórias. E, com isso escrever; validar e legitimar o conhecimento reconstruído. O dispositivo metodológico da documentação narrativa de experiências pedagógicas consiste nos seguintes “momentos”: identificação e seleção de experiências; escrita e reescrita de histórias de experiência; leitura, comentários e conversas em torno de histórias; publicação de relatos de experiências pedagógicas; circulação de documentos narrativos Proponentes Prof. Dr. Daniel H. Suárez - Facultad de Filosofía y Letras - Universidade de Buenos Aires Profª. Drª. Aline M. Dorneles - Escola de Química e Alimentos - Universidade Federal do Rio Grande – FURG
|