Chamada para submissões

O IX Seminário de Pesquisa e VIII Encontro de Egressos do PPGEd UFSCar Sorocaba conta com DUAS modalidades de submissão de trabalho e você pode optar por:

1. Resumo expandido

2. Carta Pedagógica

Os textos deverão ser encaminhados com todos os dados indicados no template

GTs - Grupos de Trabalho

GT CARTAS PEDAGOGICAS: “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico. O autor escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.

GT 01 - Dimensões teórico-metodológicas da pesquisa em educaçãoEste eixo contempla pesquisas que aprofundem referenciais teórico-metodológicos dapesquisa em Educação e/ou demonstrem aplicações desses referenciais a partir dedistintos contextos e processos educativos.

GT 02 - Formação de educadores e pesquisa em educação a serviço da vidaEste eixo deve apresentar pesquisas que discutam o campo da formação docente,entendido sob diferentes vertentes teóricas, níveis educacionais e áreas deconhecimento.

GT 03 - Desigualdades, movimentos sociais e processos educativos em temposde “pós-pandemia”Este eixo volta-se para pesquisas que relacionam educação, comunidade emovimentos sociais, incidindo em temáticas que integram os processos educativos emdiferentes contextos institucionais e comunitários; educação e movimentos sociais;educação e cultura popular; trabalho e educação; trabalho e economia solidária;estudos feministas, gênero e sexualidade; educomunicação; culturas juvenis;juventude e mundo do trabalho; saúde mental e educação; medicalização da vida;educação e processos de subjetivação.

GT 04 - Política, cultura e processos educativos e novos possíveisAs pesquisas que se encontram nesse eixo buscam refletir acerca de processoseducativos voltados ao conjunto de preocupações relacionadas às novaspossibilidades que vimos surgir no contexto de crise.

GT 05 - Fundamentos da pesquisa em educaçãoEste eixo articula conceitos, problemas, itinerários e projetos que envolvam ofenômeno educativo escolar e não escolar sob diferentes perspectivas passíveis deinvestigação, mantendo o necessário diálogo com as ciências da educação.

Diretrizes para Autores

●     Cada autor(a) e/ou coautor poderá submeter até 02 (DOIS) trabalhos, sendo no máximo, um para cada modalidade.

●     É necessário que todos(as) autores(as) e coautores estejam devidamente inscritos no evento;

●     O/A participante com apresentação de trabalho deve escolher 01 (um)GRUPO DE TRABALHO que o seu trabalho tenha aderência:  GT 01 a 05 para a modalidade de Resumo Expandido e GT CARTAS OEDAGOGICAS para a respectiva as modalidade;

●     Todos os trabalhos passam pela leitura de pareceristas/as ad hoc que, por sua vez, têm autonomia para indicar a aderência, ou não, ao Eixo Temático escolhido; assim, podendo sugerir a troca de Eixo, caso necessário;

●     Cada trabalho submetido poderá ter no máximo 3 autores;

●     O período para envio de trabalho é: 17 a 28/05/2023 pelo site do seminário;

●     O período para inscrição como participante é de 17 a 29/05/2023 pelo site do seminário;

●     A divulgação dos trabalhos aprovados estará disponível no site e nas redes sociais do evento a partir do dia 29/05/2023;

●     Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais e disponibilizados no site do seminário;

●     Os(as) autores(as) são os(as) responsáveis pela inscrição, submissão e finalização de sua inscrição. Após a submissão não serão aceitas alterações.

●     Casos omissos e especiais serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento.

●     A programação completa será divulgada em 29/05/2023.

●     Lembre-se: em caso de dúvidas, faça contato conosco.

Submissões a esta conferência fecharam em 2023-05-29.