Políticas das Modalidades

Resumo Expandido

Modalidade destinada a contemplar relatos de pesquisas em andamento ou concluídas a serem apresentadas na modalidade de Comunicação Oral. Os trabalhos deverão indicar problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências, evidenciando elaboração teórica e rigor conceitual na análise, não sendo aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, (revisões bibliográficas) ou relatos de experiências. Enviar resumo de 6.000 a 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; até 3 palavras-chave; referências ao final conforme ABNT.

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.​

No momento da submissão encaminhe apenas o arquivo sem identificação e após a conclusão da mesma  anexe o texto identificado como em documento suplementar.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Narrativa

Na perspectiva de compor um “dossiê com histórias que integram a história do PPGEd UFSCar Sorocaba”, convidamos você a narrar a sua história, apresentando nuances das suas experiências formadoras vivenciadas na relação com este contexto. Como forma de provocá-lo a esta escrita apresentamos algumas questões que podem integrar a sua produção: Qual a história que escolho narrar sobre mim e o  PPGEd UFSCar Sorocaba? O que esta história fez comigo enquanto profissional da Educação? O que faço agora com esta história?

As narrativas deverão pautar a temática do evento e seus textos deverão possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT;

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.​

No momento da submissão encaminhe apenas o arquivo sem identificação e após a conclusão da mesma  anexe o texto identificado como em documento suplementar.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Carta Pedagógica

Modalidade destinada a integrar o Varal Permanente e o Sarau de Cartas Pedagógicas. As Cartas Pedagógicas, enquanto gênero acadêmico tem assumido no contexto atual um sentido de manifesto a favor da resistência, da vida e da (re)existência. Em tempos  de cortes ao financiamento público em que os Programas de Pós-Graduação têm buscado o acúmulo de debates e experiências abordando temáticas em torno do Plano Nacional de Pós-Graduação pautado em uma análise da conjuntura política e  perspectivando critérios coletivos para a avaliação quadrienal, Paulo Freire nos inspira a esperançar por um futuro não distante que integre valores de justiça e igualdade social. O autor escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.

Os textos desta modalidade deverão pautar a temática do evento e possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.

As cartas podem ser redigidas a um destinatário individual ou coletivo, refletindo criticamente sobre um determinado assunto/situação relacionado a temática do evento, com um objetivo pedagógico. Para saber mais sobre esta modalidade de escrita consulte as seguintes referências:

ANDREOLA. Balduino Antonio. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta sobre Cartas Pedagógicas: homenagem a Paulo Freire no ano do centenário de seu nascimento. Cadernos de Educação, n. 65, p. 1-14, 2021.

Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.

No momento da submissão encaminhe apenas o arquivo sem identificação e após a conclusão da mesma  anexe o texto identificado como em documento suplementar.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares