Submissões online
Já possui um Login/Senha de acesso à Seminário de Pesquisa e Encontro de Egressos do PPGEd UFSCar Sorocaba?
Acesso
Não possui Login/Senha?
Inscrições
A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Diretrizes para Autores
O IX Seminário de Pesquisa e VIII Encontro de Egressos do PPGEd UFSCar Sorocaba conta com três modalidades de submissão de trabalho e você pode optar por : 1. Resumo expandido; 2. Narrativa e 3. Carta Pedagógica.
RESUMO EXPANDIDO
Modalidade destinada a contemplar relatos de pesquisas em andamento ou concluídas a serem apresentadas na modalidade de Comunicação Oral. Os trabalhos deverão indicar problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências, evidenciando elaboração teórica e rigor conceitual na análise, não sendo aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, (revisões bibliográficas) ou relatos de experiências. Enviar resumo de 6.000 a 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; até 3 palavras-chave; referências ao final conforme ABNT.
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.
NARRATIVA - Eu e PPGEd UFSCar Sorocaba: a história que escolho narrar
Na perspectiva de compor um “dossiê com histórias que integram a história do PPGEd UFSCar Sorocaba”, convidamos você a narrar a sua história, apresentando nuances das suas experiências formadoras vivenciadas na relação com este contexto. Como forma de provocá-lo a esta escrita apresentamos algumas questões que podem integrar a sua produção: Qual a história que escolho narrar sobre mim e o PPGEd UFSCar Sorocaba? O que esta história fez comigo enquanto profissional da Educação? O que faço agora com esta história?
As narrativas deverão pautar a temática do evento e seus textos deverão possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT;
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.
CARTA PEDAGÓGICA: histórias, memórias, produção de conhecimento e circulação de saberes no contexto da Pós-Graduação.
Modalidade destinada a integrar o Varal Permanente e o Sarau de Cartas Pedagógicas. As Cartas Pedagógicas, enquanto gênero acadêmico tem assumido no contexto atual um sentido de manifesto a favor da resistência, da vida e da (re)existência. Em tempos de cortes ao financiamento público em que os Programas de Pós-Graduação têm buscado o acúmulo de debates e experiências abordando temáticas em torno do Plano Nacional de Pós-Graduação pautado em uma análise da conjuntura política e perspectivando critérios coletivos para a avaliação quadrienal, Paulo Freire nos inspira a esperançar por um futuro não distante que integre valores de justiça e igualdade social. O autor escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.
Os textos desta modalidade deverão pautar a temática do evento e possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.
As cartas podem ser redigidas a um destinatário individual ou coletivo, refletindo criticamente sobre um determinado assunto/situação relacionado a temática do evento, com um objetivo pedagógico. Para saber mais sobre esta modalidade de escrita consulte as seguintes referências:
ANDREOLA. Balduino Antonio. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta sobre Cartas Pedagógicas: homenagem a Paulo Freire no ano do centenário de seu nascimento. Cadernos de Educação, n. 65, p. 1-14, 2021.
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.
- Cada autor(a) e/ou coautor poderá submeter até 03 (três) trabalhos, sendo no máximo, um para cada modalidade.
- É necessário que todos(as) autores(as) e coautores estejam devidamente inscritos no evento;
- O/A participante com apresentação de trabalho deve escolher 01 (um) Eixo Temático que o seu trabalho tenha aderência: GT 01 a 05 para a modalidade de Resumo Expandido e GT Especial para as modalidades Narrativa e Cartas Pedagógicas;
- Todos os trabalhos passam pela leitura de pareceristas/as ad hoc que, por sua vez, têm autonomia para indicar a aderência, ou não, ao Eixo Temático escolhido; assim, podendo sugerir a troca de Eixo, caso necessário;
- Cada trabalho submetido poderá ter no máximo 3 autores;
- O período para envio de trabalho é: 04 a 15/09/2022
- No momento da submissão encaminhe dois arquivos, sendo uma das versões sem identificação e outra identificada.
Itens de Verificação para Submissão
- A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
- O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
- Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
- Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
- Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
1. Durante as atividades presenciais comprometo-me a seguir todos os procedimentos e protocolos de segurança sanitária deliberados pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos1 conforme 1.https://www.soc.ufscar.br/consuni/2022/arquivos/consuni-extra-10-05/deliberacoes-13052022.pdf
2. Informo que cumpri todo o programa de vacinação exigido para a prevenção da Covid-19 e estou ciente de que devo apresentar o documento que comprove esta situação a qualquer momento no evento, quando solicitado.
3. Estou ciente e seguirei as orientações do Guia da Vigilância da UFSCar2 e do Guia para o Retorno Presencial3 para evitar o risco de transmissão do Sars- CoV-2 conforme https://www.vencendoacovid19.ufscar.br/arquivos/guia-para-a-vigilancia-epidemiologica-integrada.pdf e https://www.vencendoacovid19.ufscar.br/arquivos/2022_retorno-presencial_-primeira-edicao_v2.pdf
4. Utilizarei máscara facial de forma adequada enquanto estiver nas dependências da UFSCar-So durante todas as atividades presenciais.
5. Em caso de suspeita de infecção por Covid-19 estou ciente que não devo comparecer às atividades presenciais e seguirei todas as orientações da Vigilância Epidemiológica, pois é moléstia de notificação compulsória.
6. Caso o resultado da testagem para Sars-CoV-2 seja positivo, tenho ciência que não devo participar das atividades que acontecerão de modo presencial.
Informo ciência e confirmo serem verdadeiras todas as informações acima.
- Estou ciente de que devo encaminhar dois arquivos, no momento da submissão encaminhe apenas o arquivo sem identificação e após a conclusão da mesma anexe o texto identificado.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.