Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Seminário de Pesquisa e Encontro de Egressos do PPGEd UFSCar Sorocaba?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

O  IX Seminário de Pesquisa e VIII Encontro de Egressos do PPGEd UFSCar Sorocaba conta com três modalidades de submissão de trabalho e você pode optar por : 1. Resumo expandido; 2. Narrativa e 3. Carta Pedagógica.

RESUMO EXPANDIDO
Modalidade destinada a contemplar relatos de pesquisas em andamento ou concluídas a serem apresentadas na modalidade de Comunicação Oral. Os trabalhos deverão indicar problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências, evidenciando elaboração teórica e rigor conceitual na análise, não sendo aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, (revisões bibliográficas) ou relatos de experiências. Enviar resumo de 6.000 a 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; até 3 palavras-chave; referências ao final conforme ABNT.
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.​

NARRATIVA - Eu e PPGEd UFSCar Sorocaba: a história que escolho narrar
Na perspectiva de compor um “dossiê com histórias que integram a história do PPGEd UFSCar Sorocaba”, convidamos você a narrar a sua história, apresentando nuances das suas experiências formadoras vivenciadas na relação com este contexto. Como forma de provocá-lo a esta escrita apresentamos algumas questões que podem integrar a sua produção: Qual a história que escolho narrar sobre mim e o  PPGEd UFSCar Sorocaba? O que esta história fez comigo enquanto profissional da Educação? O que faço agora com esta história?
As narrativas deverão pautar a temática do evento e seus textos deverão possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT;
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.​

CARTA PEDAGÓGICA: histórias, memórias, produção de conhecimento e circulação de saberes no contexto da Pós-Graduação.
Modalidade destinada a integrar o Varal Permanente e o Sarau de Cartas Pedagógicas. As Cartas Pedagógicas, enquanto gênero acadêmico tem assumido no contexto atual um sentido de manifesto a favor da resistência, da vida e da (re)existência. Em tempos  de cortes ao financiamento público em que os Programas de Pós-Graduação têm buscado o acúmulo de debates e experiências abordando temáticas em torno do Plano Nacional de Pós-Graduação pautado em uma análise da conjuntura política e  perspectivando critérios coletivos para a avaliação quadrienal, Paulo Freire nos inspira a esperançar por um futuro não distante que integre valores de justiça e igualdade social. O autor escreveu diversas cartas que podem nos animar a encontrar nesta modalidade de comunicação muitas possibilidades de sermos fazedores de história.
Os textos desta modalidade deverão pautar a temática do evento e possuir entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaços e com no máximo de 03 (três) autores(as); 2,5 nas margens; fonte Arial 12; espaço 1,5 entre linhas; indicar até 3 palavras-chave; incluir referências ao final do texto, conforme ABNT; atente-se aos elementos desse gênero textual e a proposta freireana para a sua elaboração.
As cartas podem ser redigidas a um destinatário individual ou coletivo, refletindo criticamente sobre um determinado assunto/situação relacionado a temática do evento, com um objetivo pedagógico. Para saber mais sobre esta modalidade de escrita consulte as seguintes referências:
ANDREOLA. Balduino Antonio. Carta-prefácio a Paulo Freire. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta sobre Cartas Pedagógicas: homenagem a Paulo Freire no ano do centenário de seu nascimento. Cadernos de Educação, n. 65, p. 1-14, 2021.
Para maiores informações, baixe o arquivo-modelo e inscreva seu trabalho no formato orientado pela Comissão Organizadora do evento para essa modalidade de participação.

  • Cada autor(a) e/ou coautor poderá submeter até 03 (três) trabalhos, sendo no máximo, um para cada modalidade.
  • É necessário que todos(as) autores(as) e coautores estejam devidamente inscritos no evento;
  • O/A participante com apresentação de trabalho deve escolher 01 (um) Eixo Temático que o seu trabalho tenha aderência:  GT 01 a 05 para a modalidade de Resumo Expandido e GT Especial para as modalidades Narrativa e Cartas Pedagógicas;
  • Todos os trabalhos passam pela leitura de pareceristas/as ad hoc que, por sua vez, têm autonomia para indicar a aderência, ou não, ao Eixo Temático escolhido; assim, podendo sugerir a troca de Eixo, caso necessário;
  • Cada trabalho submetido poderá ter no máximo 3 autores;
  • O período para envio de trabalho é: 04 a 15/09/2022
  • No momento da submissão encaminhe dois arquivos, sendo uma das versões sem identificação e outra identificada.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
  8. 1. Durante as atividades presenciais comprometo-me a seguir todos os procedimentos e protocolos de segurança sanitária deliberados pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos1 conforme 1.https://www.soc.ufscar.br/consuni/2022/arquivos/consuni-extra-10-05/deliberacoes-13052022.pdf

    2. Informo que cumpri todo o programa de vacinação exigido para a prevenção da Covid-19 e estou ciente de que devo apresentar o documento que comprove esta situação a qualquer momento no evento, quando solicitado.

    3. Estou ciente e seguirei as orientações do Guia da Vigilância da UFSCar2 e do Guia para o Retorno Presencial3 para evitar o risco de transmissão do Sars- CoV-2 conforme https://www.vencendoacovid19.ufscar.br/arquivos/guia-para-a-vigilancia-epidemiologica-integrada.pdf e https://www.vencendoacovid19.ufscar.br/arquivos/2022_retorno-presencial_-primeira-edicao_v2.pdf

    4. Utilizarei máscara facial de forma adequada enquanto estiver nas dependências da UFSCar-So durante todas as atividades presenciais.

    5. Em caso de suspeita de infecção por Covid-19 estou ciente que não devo comparecer às atividades presenciais e seguirei todas as orientações da Vigilância Epidemiológica, pois é moléstia de notificação compulsória.

    6. Caso o resultado da testagem para Sars-CoV-2 seja positivo, tenho ciência que não devo participar das atividades que acontecerão de modo presencial.

    Informo ciência e confirmo serem verdadeiras todas as informações acima.

  9. Estou ciente de que devo encaminhar dois arquivos, no momento da submissão encaminhe apenas o arquivo sem identificação e após a conclusão da mesma  anexe o texto identificado.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.