Terceira Circular

Espera-se que a ocorrência do VIII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Egressos (ano de 2021) faça frente aos diversos desafios que temos enfrentado no campo da pesquisa em educação e que se mostraram desde o início de 2020.

Nesta circular, disponibilizamos o template para a produção dos trabalhos e apresentamos as modalidades de apresentação.

Pôster

Ao optar pelo envio de pôster, autores estarão cientes de que o texto denota pesquisa em andamento e, portanto, embora possa apresentar definição do objeto de estudo, referencial teórico-metodológico e mesmo a produção de dados, ainda não sugere formulações de síntese. O texto na íntegra deverá conter entre 2 a 5 páginas, considerados os espaços, incluindo o título, resumo com as palavras-chave, texto completo, notas de fim, referências, quadros ou tabelas. O resumo deverá conter até 250 palavras, considerando os espaços incluindo o título, texto e palavras-chave.

Comunicação Oral

Comunicações orais deverão apresentar ensaios completos e / ou pesquisas com conclusão parciais ou finais, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise, não sendo aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, (revisões bibliográficas) ou relatos de experiências. O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. O texto na íntegra deverá conter entre 12 e 15 páginas, considerados os espaços, incluindo o título, resumo com as palavras-chave, texto completo, notas de fim, referências, quadros ou tabelas. O resumo deverá conter até 250 palavras, considerando os espaços, incluindo o título, texto e palavras-chave.

Relato de Experiência

Os relatos supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos, a potencialidade em termos educacionais e de ensino aprendizagem. O texto na íntegra deverá conter entre 2 a 5 páginas.

 

Além das modalidades, autores deverão escolher um eixo que melhor se adeque à pesquisa e/ou relato de experiência. São os seguintes:

 

Dimensões teórico-metodológicas na pesquisa em educação em tempos de pandemia

Esse eixo contempla pesquisas que aprofundem referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em Educação e/ou demonstrem aplicações desses referenciais a partir de distintos contextos e processos educativos.

Formação de educadores e pesquisa em educação a serviço da vida

Esse eixo deve apresentar pesquisas que discutam o campo da formação docente, entendido sob diferentes vertentes teóricas, níveis educacionais e áreas de conhecimento.

Desigualdades, movimentos sociais e processos educativos em tempos de pandemia

Esse eixo volta-se para pesquisas que relacionam educação, comunidade e movimentos sociais, incidindo em temáticas que integram os processos educativos em diferentes contextos institucionais e comunitários; educação e movimentos sociais; educação e cultura popular; trabalho e educação; trabalho e economia solidária; estudos feministas, gênero e sexualidade; educomunicação; culturas juvenis; juventude e mundo do trabalho; saúde mental e educação; medicalização da vida; educação e processos de subjetivação.

Política, cultura e processos educativos e novos possíveis

As pesquisas que se encontram nesse eixo buscam refletir acerca de processos educativos voltados ao conjunto de preocupações relacionadas às novas possibilidades que vimos surgir no contexto de crise.

Fundamentos da pesquisa em educação

Esse eixo articula conceitos, problemas, itinerários e projetos que envolvam o fenômeno educativo escolar e não escolar sob diferentes perspectivas passíveis de investigação, mantendo o necessário diálogo com as ciências da educação.

 

Nas próximas circulares, daremos mais informações acerca do formato dos textos e formas de submissão.

 

Comissão Organizadora.